Por que o Advogado não cobra consulta?

Por que o Advogado não cobra consulta?

Todos os profissionais a seguir cobram por consulta, avaliação ou valor por hora: Dentista, Nutricionista, Psicólogo, Contador, Psiquiatra, Médico, Terapeuta e Arquitetos.

“Particularmente, considero que cobrar consulta é um respeito com o seu tempo, é consideração com o seu conhecimento, é certeza de que seu profissionalismo é um meio que atrai resultados satisfatórios, é a sua confiança de que menos é mais, que cada detalhe do cliente faz a diferença, não é apenas mais um cliente, é o cliente.” (Vitor Bruno Marques da Costa, Advogado)

Segundo parecer (Proc. E-4.523/2015) do Relator João Luiz Lopes em posicionamento do Tribunal de Ética da OAB/SP “deixar de efetuar a cobrança dessa consulta configura prática de mercantilização da …profissão, inculca, captação de causas e angariação de clientela, além de desprestigiar o exercício da advocacia…”. O que fere diretamente o Código de Ética e Disciplina, além do Estatuto da Ordem dos Advogados.

Segundo o Código de Ética da OAB, o advogado não pode deixar de cobrar honorários advocatícios, e nem cobrar valores muito baixos. Em outras palavras, a OAB proíbe os advogados de realizarem consultas gratuitas. 

Segundo o professor Leonardo Sette:

“Quando você consulta um advogado, na maioria das vezes, você leva a ele um problema muito importante da sua vida, e faz isso com o objetivo de obter apoio do profissional em quem você confiou, para solucionar o seu caso. O mesmo acontece quando você busca um consultor ou um amigo, cada vez que possui um problema. Você confia nessas pessoas e busca, nelas, uma ajuda.

A diferença, entretanto, é que o advogado precisa ter acesso a documentos, provas e informações claras que envolvam o caso em questão. Só assim ele poderá se preparar, com eficiência, para te auxiliar na resolução do conflito.”

Saliento que o Advogado investe dinheiro e tempo, estudando mais de cinco anos, realizando especializações, participando de eventos e fóruns de discussão, convivem diariamente com operadores do Direito (magistério, magistrados, advogados e afins), dedica-se praticamente uma vida para obter conhecimento e saber o caminho para elucidar ou solucionar problemas.

Obviamente, como toda profissão, há diferentes perfis e tipos de profissionais, por isso é importante ter informações do advogado que vai contratar, obtendo referências, publicações, etc, e o principal a confiança que se tem no profissional.

Vitor Bruno Marques da Costa é Advogado inscrito na OAB/PR 94.762, e representante da Marques da Costa Sociedade Individual de Advocacia, inscrita na OAB/PR nº 9.365 www.advogadosmc.com.br , também mantém o portal informativo www.vesefazdireito.com.brwww.instagram.com/vesefazdireito

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta